[PRESS RELEASE] Novo governo na Bélgica de língua francesa

Após a formação do novo governo da Valônia e a publicação da Declaração de Política Regional, o Conselho de Administração e a equipe da WALGA estão muito satisfeitos com o fato de o apoio ao setor de videogames na Valônia ter sido explicitamente e encorajadoramente levado em consideração (veja o extrato abaixo).

Durante a legislatura anterior, o setor teve um forte crescimento graças à missão de estruturar e desenvolver o ecossistema de videogames da Valônia, confiada à WALGA como referência da Valônia Digital, permitindo o financiamento estrutural da associação. As chamadas para projetos da Wallimage (Região da Valônia) e do Centre du Cinéma et de l'Audiovisuel (Federação Valônia-Bruxelas), bem como a extensão do Tax Shelter do governo federal para a criação de videogames, dobraram o número de estúdios na Valônia, de cerca de vinte para quarenta. Uma nova geração de líderes de projetos, apoiada especialmente pela incubadora especializada criada em colaboração com a Azimut, e o aumento do dinamismo empresarial nas Hautes Écoles e nos centros de treinamento, como o Technocité, garantirão o crescimento contínuo.

O número de cursos também cresceu exponencialmente, de um curso de bacharelado (HEAJ em Namur) para três (HelHa em Mons e HEPL em Liège), bem como a introdução em 2022 de um curso de mestrado de cinco anos (HEAJ), elevando o número total de alunos para mais de 700, em comparação com apenas 200 anteriormente. O desafio de criar empregos para manter nossos talentos na região continua sendo a prioridade das ações tomadas pela WALGA e seus membros.

O desafio no início desta legislatura é tornar o apoio ao setor sustentável, fornecendo financiamento estrutural para chamadas de projetos para ajudar na criação (prototipagem e produção), otimização do Tax Shelter (coprodução internacional, aumento do limite de gastos e da porcentagem de apoio público) e assistência com a promoção por meio do apoio da Awex e da Federação Valônia-Bruxelas.

O E-Sport, a prática competitiva de videogames, que foi incluída no mandato da WALGA desde 2020, também se beneficiou de um desenvolvimento significativo, com mais de 25 estruturas especializadas de membros e a abertura nos quatro centros de videogame (Mons, Charleroi, Namur e Liège) de áreas especializadas equipadas com instalações de última geração disponíveis para os jogadores locais. As oportunidades dessa nova legislatura, que pela primeira vez inclui explicitamente o apoio aos esportes eletrônicos, serão continuar a estruturar o ecossistema, apoiando empresas e líderes de projetos, criando uma estrutura jurídica favorável e fornecendo apoio financeiro aos projetos.

A WALGA tem o prazer de estar a apenas algumas semanas da Gamescom, uma das principais feiras do setor de videogames do mundo, que receberá a maior delegação da Valônia de sua história no pavilhão belga, com mais de 70 participantes.

Extrato do DPR 2024-29 referente a videogames e CCI digital:

Desenvolvimento do setor digital e das indústrias culturais e criativas (CCI) A Bélgica francófona deve continuar a desenvolver o setor de jogos para se tornar um centro de excelência na área de videogames.

O apoio e a estruturação do setor serão intensificados e será introduzido um status específico para os eSports, especialmente para os estudantes. O governo está implementando uma política de crescimento no setor e inovação por meio da tecnologia digital, para beneficiar a economia regional e ajudar na transição digital.

As indústrias culturais e criativas (CCI) são um importante setor econômico, gerando empregos locais, contribuindo para o crescimento econômico e impulsionando a inovação. O governo continuará a estruturar o ecossistema da CCI a fim de oferecer maior apoio e orientação aos agentes econômicos do setor. O setor de videogames é o principal setor cultural do mundo.

Fontes : Declaração de política regional

Mais para explorar

Eventos B2B

Um novo eXtended Game Dev Café em 3 de outubro!

Na quinta-feira, 3 de outubro, em Mons, nosso 𝗚𝗮𝗺𝗲 𝗗𝗲𝘃 𝗖𝗮𝗳𝗲́ 𝗲𝗫𝘁𝗲𝗻𝗱𝗲𝗱 retorna com um novo tema: "𝗖𝗼𝗺𝗺𝗲𝗻𝘁 𝗯𝗶𝗲𝗻 𝘃𝗲𝗻𝗱𝗿𝗲 𝘀𝗼𝗻 𝗷𝗲𝘂

Preencha o formulário abaixo e nossa equipe terá prazer em ajudá-lo